Movimento Anabatista e Doutrina Religiosa

Grupos Anabaptistas
Mapa de difusão dos grupos Anabaptistas no século XVI.

(Mc 16: 15,16) “Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”.

Anabatistas são cristãos sectários da chamada “ala radical” da Reforma Protestante. Foram assim chamados porque eram batizados apenas na fase adulta, pois, baseado no trecho da Bíblia acima, acreditavam que o batismo era verdadeiro apenas quando se convertiam com a plena consciência de seus pecados a Cristo.

Os líderes anabatistas visavam por uma grande revolução, mais extrema, enquanto Calvino e Lutero preferiam manter a maioria dos antigos dogmas intactos, como a vinculação da Igreja ao Estado e o batismo infantil.

Depois da fundação de sua primeira igreja em 21 de janeiro de 1525, o movimento espalhou-se pela Europa, ganhando uma força que mais tarde ambos católicos e protestantes reprimiriam, com tortura e execuções.

O credo do anabatismo não é imutável, variando de grupos em grupos, principalmente porque qualquer seita apoiadora do batismo depois da fase adulta era rotulada como anabatista.

 

Deixe um comentário